Jogador de futebol - Pelé

Thursday 25 August 2011

Pergunte fãs de futebol para nomear o melhor jogador de sempre, e as chances são eles virão para cima com o nome de Pelé, mesmo se eles são jovens demais para ter visto ele jogar. Ele fala muito sobre a força da lenda que surgiu em torno da frente famosa do Brasil. Isso significa que a escolha é infundada? Não realmente. Com três Copas do Mundo ao seu nome, e uma contagem de carreira total de mais de 1.200 gols, não pode haver dúvida de Pelé pedigree. 

Pelé nasceu sob o nome de Edson Arantes do Nascimento na vila Três Corações, filho de um jogador de futebol conhecido como Dondinho, que a carreira foi frustrado por um joelho ruim. Ele cresceu na pobreza, na cidade de Bauru, na província de São Paulo. Como um menino Pelé ajudou a aliviar problemas da família finanças limpando sapatos na estação de trem local. Ele começou a jogar futebol nas ruas, usando uma meia recheada com trapos e papel como uma bola. Em 1954, Pelé foi escolhido para jogar no time de juniores recém-fundada do clube que seu pai tinha jogado, o Clube Atlético Bauru. As coisas foram tratadas profissionalmente, Pelé recebeu uma taxa de jogar eo time foi treinado pelo ex-internacional brasileiro Waldemar de Brito, que jogou pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 1934. 


Na escola Pelé realizada abissalmente, e foi retida por três vezes, mas no campo de futebol era a sua estrela em ascensão. Não demorou muito para que os clubes começaram a mostrar interesse no atacante jovem e talentoso. Seguindo o conselho de Waldemar de Brito, Pelé optou por se juntar Santos FC, um clube de futebol de sucesso da cidade litorânea de mesmo nome. Santos jogou no Paulista, a liga centrado em torno de São Paulo. Pelé jogou seu primeiro oficial para Santos com a idade de dezesseis anos. Naquele ano, ele imediatamente deixou sua marca, marcando 36 gols em 29 partidas. O Pelé na próxima temporada foi ainda mais impressionante, marcando 58 gols em 38 partidas.

 Pelé passando um oponente durante a Copa do Mundo 1958

Sua estréia avassaladora como um jogador de futebol profissional rapidamente resultou em um lugar na seleção brasileira e uma vaga na Seleção para a Copa do Mundo de 1958. A lesão no joelho impediu-o formulário participantes nos dois primeiros jogos do torneio, mas no último jogo da fase de grupos, contra a União Soviética, Pelé fez sua estréia na Copa do Mundo. Ele não conseguiu marcar um gol naquele jogo, mas nos jogos que se seguiram ao jovem atacante afirmou-se. Ele marcou o único gol na partida das quartas final contra País de Gales, um hat-trick na semi-final contra a França, e mais dois golos na final contra a Suécia. Dezessete anos, ele foi (e é) o mais jovem vencedor da Copa do Mundo da história.

Pelé foi rápido, forte, um cabeçalho de bom e driblador da bola, mas acima de tudo, ele possuía uma greve poderosa e precisa em ambas as pernas. A avalanche de gols que ele produziu para Santos, onde ele se juntou com seus companheiros estrangeiros, como Zito e Carlos Alberto, ajudou o clube a vencer uma série de troféus. Eles ganharam o campeonato nacional brasileira, o Brasil Taça, cinco vezes seguidas, de 1961 a 1965. Em 1962 e 1963 o clube venceu a Copa Libertadores, seguido em ambas as vezes com a vitória na Taça Intercontinental, batendo o Benfica de Eusébio e AC Milan é Gianni Rivera, respectivamente.

   Pelé em ação para as Canárias Amarelo

Houve pouca alegria de Pelé em Copas do Mundo na década de 1960. Em 1962 ele foi ferido fora do torneio no início, e teve de assistir como espectador como seus companheiros de equipa defendeu com sucesso seu título, com Garincha jogar o papel principal em sua ausência. Em 1966 a Copa do Mundo terminou com um amargo desapontamento, como o atual campeão caiu na fase de grupos do torneio. Amargamente desapontados, Pelé decidiu encerrar sua carreira internacional. Sua aposentadoria do estágio intencional duraria dois anos, mas como o Wold Cup 1970 se aproximava, Pelé, que marcou seu milésimo gol como jogador em 1969, mudou de idéia e voltou para a Seleção.

Ele não iria se arrepender de sua decisão. A seleção brasileira 1970 é considerado por muitos como o melhor time sempre nacional. Jogando de forma oscilante e ataque de espírito de samba-futebol, eles capturaram Copa do Brasil do Mundo de terceiros. Papéis principais foram interpretados por nomes como Carlos Alberto, Gerson, Jairzinho, Tostão, Rivelino, Pelé e claro. Na final do torneio de Itália foram irremediavelmente ultrapassado e teve que conceder quatro gols, apesar de sua abordagem defensiva para o jogo. O triunfo enfático 1970 Copa do Mundo deu Pelé para acabar com sua carreira internacional em uma nota elevada. Ele jogou seu último jogo para o Brasil no verão de 1971, contra a Iugoslávia no estádio carioca Maracanã.

   Pelé como um embaixador do futebol nos USA

Em 1974, com a idade de 34 anos, Pelé decidiu que tinha chegado a hora de pendurar as chuteiras todos juntos. Mas sua aposentadoria do futebol viria a ser de curta duração. Um ano depois, Pelé, motivado em parte por problemas financeiros, viu-se na altura, decidiu sair da aposentadoria. Ele aceitou uma oferta para se juntar New York Cosmos, um dos clubes que formaram o famoso North American Soccer League. Na NASL Pelé ganhou um salário que só poderia ter sonhado durante seus anos com o Santos. Ele reembolsou o campeonato jogando o papel de embaixadora da boa vontade para o futebol nos Estados Unidos para a perfeição.

Em 01 de outubro de 1977, em frente de uma multidão 75.000 forte, Pelé jogou sua última partida, um jogo entre New York Cosmos e Santos, com o grande homem jogando uma metade para cada equipe. Desta vez, sua aposentadoria como jogador iria revelar permanente. New York Cosmos havia vencido a NASL naquele ano, de modo que "O Rei" poderia deixar a cena do clube assim como ele havia deixado a cena internacional, com a cabeça erguida. Era o fim de uma carreira que, se estão incluídos amistosos, o vi marcar 1283 gols em 1367 partidas. Após sua aposentadoria Pelé continuou desempenhando o papel de embaixadora da boa vontade para o futebol. Ele também foi ministro brasileiro do Desporto por um tempo.

0 comments:

Post a Comment