Jogador de futebol - Michel Platini

Wednesday 21 September 2011

Três vezes jogador europeu do ano e provavelmente o melhor jogador de futebol ter sido produzido por seu país, Michel Platini levou a França a Copa do Mundo duas semi-finais e para o título durante o Campeonato Europeu de 1984. Com a Juventus venceu a edição 1985 da Taça dos Campeões Europeus. Um dos maiores transeuntes da bola na história do jogo, Platini foi um arquétipo # 10, que orquestrou ataques, marcou a sua parte dos objetivos, e foi também um mestre da livre, uma habilidade que ele aperfeiçoou usando um linha de bonecos durante o treinamento.

Platini cresceu em Joeuf, uma pequena cidade no nordeste da França. O filho de um treinador de futebol, assumiu o jogo em uma idade jovem, jogando sua primeira partida oficial com a idade de nove anos de idade. Com o futebol francês na crise durante os anos sessenta e início dos anos setenta, como um jovem Johan Cruyff Platini idolatrado e da equipe do Ajax, ele foi a estrela do [1]. Platini tem o seu início em Nancy, fazendo sua estréia com a idade de dezessete anos, e estabelecendo-se como um regular nas temporadas que se seguiram. Platini ajudou o clube a captar a Copa da França em 1978, marcando o gol da vitória na final contra o Nice, antes de passar para Saint Etienne. Com Les Verts ele ganhou o campeonato francês em 1981.

Por essa altura já havia se tornado evidente para o mundo do futebol que, duas décadas depois do auge de Raymond Kopa, a França tinha sido finalmente capaz de produzir um outro jogador de classe mundial. Fazendo sua estréia internacional em 1976, ajudou a França a se classificar Platini para a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1958. A equipe não conseguiu avançar para além da primeira rodada da Copa do Mundo de 1978, e por pouco perdeu a qualificação para o Campeonato Europeu de 1980, mas a reputação da Copa do Mundo de 1982 Platini como a estrela em ascensão do futebol europeu foi selado. Com dois gols e duas assistências, o capitão francês fez uma contribuição significativa para Les Bleus chegar ao semi-final. France caiu em uma disputa de pênaltis contra a Alemanha Ocidental, depois de um jogo que é lembrado como um clássico da Copa do Mundo.

Para todos os elogios que recebeu por seu desempenho durante o torneio, com a idade de 26 anos de idade Platini curso de prata não era impressionante, com apenas dois troféus ao seu nome. Que estava prestes a mudar como atual campeã italiana Juventus decidiu que o astro francês foi o jogador ideal para liderar o ataque. A mudança para a Juventus no Verão de 1982 foi um regresso a casa das sortes para o descendente de imigrantes italianos, mas a maioria foi uma oportunidade para realizar em um palco maior do que o campeonato francês. Foi uma decisão nenhuma das partes não viria a se arrepender, como Platini passou a levar a Juventus a uma série de troféus começando com a Copa da Itália em 1983, e ao Parlamento Europeu Taça das Taças, a Taça Super Europeia, eo Campeonato Italiano em 1984.

Apesar de nominalmente ser um meio-campista, Platini marcou nada menos que 68 gols em 147 jogos do campeonato para o Juventus, e foi coroado o melhor marcador da Serie A em três ocasiões. Proeza notável golo de Platini nunca foi mais aparente do que no Euro 1984. Platoche, como tinha carinhosamente conhecida, marcou um número recorde Campeonato Europeu de nove gols em cinco jogos, incluindo hat-tricks contra a Jugoslávia e Bélgica. Platini desempenho do que o verão se destaca como um display inigualável de classe individual durante um Campeonato Europeu. Deu futebol francês, o primeiro troféu internacional da história e firmemente estabeleceu a reputação de Platini como o melhor jogador europeu de sua geração. Platini seria votado futebolista europeu do ano em 1983, 1984 e 1985, fazendo dele o primeiro jogador desde Johan Cruyff a receber essa honra três vezes.

De volta à Juventus, Platini levou a equipa italiana para a final da Taça da Europa pela segunda vez em três anos. A final 1983 tinha sido surpreendentemente perdeu para o Hamburger SV, mas desta vez uma vitória por 1-0 sobre o Liverpool viu Juve vencer a Taça da Europa pela primeira vez na história do clube. Platini ainda marcou o gol da vitória do pênalti, após Zbigniew Boniek tinha sido trazido para baixo na caixa. Infelizmente, a vitória foi totalmente ofuscada pela tragédia Heizel, em que 39 Juventus-fãs perderam suas vidas. Platini descreveria mais tarde naquela noite como sua maior decepção no futebol [2]. Juventus conquistou a Copa Intercontinental no final daquele ano, batendo Argentinos Juniors nos pênaltis após um empate 2-2. A próxima temporada de Platini levou o clube para o Campeonato Italiano pela segunda vez, antes de partir para o México para competir em sua terceira Copa do Mundo com a seleção francesa.

No México, o melhor jogador europeu da década de oitenta viu-se ofuscado por Diego Maradona, que usou o torneio para ressaltar seu status como o melhor jogador de sua geração. Assim como quatro anos antes, a Copa de 1986 viu a França chegar à semi-final. Platini voltou em algumas performances fortes, mas não foi totalmente em forma e não conseguiu reproduzir o desempenho rampaging que tinha visto levar a França ao título europeu dois anos antes. Depois de vitórias sobre Itália e Brasil, foi Alemanha Ocidental que, mais uma vez, ficou no caminho de um lugar na final para a França.

A temporada seguinte foi um decepcionante. Juventus não conseguiu fazer um impacto sobre a Liga dos Campeões e também viu-se incapaz de ganhar um troféu nacional. Embora tivesse apenas atingido a idade de 32, Platini decidir chamá-la naquele verão. Após sua aposentadoria como jogador ele era gerente nacional da França por quatro anos. Mas, embora a equipa marcou até uma corrida de 19 jogos sem perder, ganhando elogios de Platini, eles não conseguiram realizar quando realmente importava. Platini deixou o cargo após a eliminação da França na primeira rodada durante o Euro 1992. Desde então ele tem sido ativo como representante oficial do esporte e ocupou várias funções. Em 2007, Platini foi eleito presidente da UEFA, Lennart Johansson derrubada por 27 votos a 23.

0 comments:

Post a Comment